quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Amorizando

É difícil definir o amor, não que não seja capaz de decifrá-lo mas pelo fato de ser o sentimento mais complexo existente. Defini-lo seria como tentar pegar o vento e não há palavras para descrevê-lo a não ser a dos amantes e essas, por sua vez, não são propriamente ditas.

Amantes são aqueles que desejam não somente a carne mas o desejo do outro. Muitas vezes confundimos o amor com amizade, interesse, empenho moral. É dessa forma que vulgarizamos o amor trans formando-o em qualquer sentimento de bem, ou não.

Quando amamos alguém nos entregamos a um desejo de apropriar-se do outro como objeto. Mais que isso, o desejo exige a relação em que se busca o reconhecimento do outro, a captura da consciência do outro. Desejamos o outro como ser consciente e desejante.

Não há amor quando se vive centrado em si mesmo, dessa forma, um não verá o apelo do outro e morrerá em seu egocentrismo. Amar é buscar pela maturidade e identidade pessoais. Buscar a tão dita alma gêmea, o pedaço que falta, a outra parte de si e entrar na busca por si mesmo pois só conhecendo a outra metade de si mesmo, ou seja, a pessoa amada, é que nos conhecemos por completo. Por isso amar é desejar, é buscar pela consciência do outro para obter a própria por inteiro.


Obs do professor: " Acho que amar é um pouco cultural, onde, dependendo do contexto em que vivemos e de como vivemos, amamos de forma diferente. É isso."

iaí?

Um comentário:

prux, f. r. disse...

acho que tenho que pensar mais... aceito o entendimento, mas não reconheço em mim os conceitos, compreende?
mais pelo que se refere à propriedade e relação de entrega, relacionada ao objeto. os amantes são e serão entes. indivíduos, os corpos que formam esses amantes, são corpos-sujeitos... ou seja, não os vejo como corpos-objetos, mas isso está bastante ligado às leituras e pesquisas que tenho feito no campo da corporeidade, embodiment e, como decorrência, a body modification. mas é interessante se deparar com a visão de mundo - que engloba, por ser de MUNDO, o amor, amizade...

talvez eu esteja bastante cansado também. hoje foi um dia DEVERAS pesado pra mim.
beijos